• MariaMartins

Resenha: A Revolução dos Bichos

Olá pessoas! Como vocês estão hoje? Eu estou animada, pois fiz muitas compras na Bienal de Pernambuco. Quando eu conseguir me organizar para gravar, vou fazer um vídeo mostrando todos com detalhes! Mas bora falar do livro de hoje!




Sinopse: “Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A revolução dos bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.”


Sabe aquele livro que você sabe que vai ser bom? Pois é, A Revolução dos Bichos é um clássico da literatura e muita gente já leu e falou muito bem do livro. Eu, infelizmente, só fui ler o livro semana passada e não pensei que o livro fosse melhor do que eu imaginava. O livro é simplesmente incrível! Uma leitura obrigatória para todos! Os personagens deste livro são maravilhosos! Todos estão perfeitamente encaixados na história, mas nenhum personagem supera o Benjamim, o burro. Leiam e vão saber o porquê.


Neste livro temos os animais de uma granja, liderados pelos porcos Bola-de-Neve e Napoleão, que fazem uma revolução para se livrar do seu dono e se verem livres para poderem trabalhar para seus próprios propósitos. No começo tudo é muito lindo, tudo é igual, todos os animais respeitam as leis que foram debatidas e é a realização de um sonho. Mas não demora muito para algumas coisas começarem a desandar. Se os porcos são a cabeça do grupo, eles não devem fazer o trabalho pesado. Se os porcos são os líderes, eles precisam de mais comida e mais conforto. Se os porcos são mais importantes, eles precisam de mais segurança e não dar satisfação aos outros. E todos os outros animais tem que obedecer, pois são ignorantes e não sabem o que é melhor para si.


Familiar? Pois é. Orwell criou uma sátira à ditadura stalinista em 1945 e mesmo depois de 74 anos, esse texto é tão familiar... tão atual. Mas o que incomoda é que percebemos que daquela época para cá, nada mudou. O homem continua cometendo os mesmos erros, o poder vence a mente humana.


A Revolução dos Bichos (Animal Farm) foi escrito por George Orwell e, esta edição, foi publicada pela editora Cia. Das Letras.



“Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros”


30 visualizações1 comentário
  • twitch-maria
  • steam-maria
  • skoob-maria
  • discord-maria