• MariaMartins

Resenha: Volto Quando Puder

Olá pessoas! Hoje é o dia de iniciar esse projeto que é meu sonho há anos! Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram e estão ajudando este site se tornar realidade. Começaremos pequenos, falando de livros e jogos, mas espero que com o tempo, esse projeto se torne cada vez maior e traga muitas novidades para vocês!

Para estrear esse site, trouxe uma resenha de um livro que foi escolhido por um Padrim Arco-íris (se quiser ser um padrim também, clique aqui).




Sinopse: “Artur é um garoto de 14 anos que mora com a mãe e vê o pai aos finais de semana, pois os pais são separados. Tudo isso muda quando a mãe morre, e ele passa a morar com o pai, Guilherme. Charmoso, extrovertido, tatuador na Galeria do Rock, ele está longe de ser o pai que Artur sempre quis. Pra completar, o garoto é obrigado a mudar de escola e, a partir daí, começa uma nova fase em sua vida. Além de não ser o cara mais popular da escola, ele faz alguns inimigos em pouco tempo. Mas há duas pessoas que o Artur curte muito: o Alexandre, considerado o melhor professor do mundo pelo garoto, e a Priscila, menina tão interessante, que Artur nem acredita quando ela se aproxima. Conflito de gerações, dificuldade de comunicação entre pais e filhos, sexualidade e primeiro amor: são todos os desafios que o Artur tem que viver durante a adolescência.”


Um livro que parece ser mais um simples romance adolescente, mas que surpreende. Artur foi um personagem que me irritou muito: teimoso, orgulhoso, rebelde e tomando decisões erradas em vários momentos. Mas, não se enganem, não quer dizer que ele é um personagem ruim ou mal construído, não, muito pelo contrário. Quando você é adulto e vê as atitudes do Artur, discorda completamente com ele, mas, quando você para pra pensar... "será que eu também não fui um Artur nos meus 14 anos?" Tomando consciência disso, você percebe o quanto Artur é um personagem real. Na escola, os garotos fazem bullying com Artur e achando que a culpa é dele por ser “diferente”. Ele tenta impressionar a garota que gosta, as vezes da maneira errada. E ainda tem o seu professor de literatura, Alexandre, que é o professor que todo mundo gostaria de ter. Mas tudo isso acaba no final se voltando para os conflitos com o pai. Sua relação com o pai é bem turbulenta, e as vezes você fica em cima do muro, sem saber quem apoiar, mas achei Guilherme um personagem incrível.


Então é aí que o livro se torna mais que um romance teen, a relação pai e filho é trabalhada de maneira maravilhosa. O adolescente que culpa o pai por não o entender, mas esquecendo que o pai também é humano, também tem seus medos, seus defeitos, suas qualidades, seus desejos... Artur aos poucos vai descobrindo mais sobre o pai, sobre seu passado e vai começando a entende-lo melhor. E ainda temos um assunto muito importante no livro que é a sexualidade, tratada de forma simples, mas sincera, muito sincera.


Volto Quando Puder é um livro tranquilo de ler, mas que tem uma ótima história, personagens sinceros e grandes ensinamentos. Escrito pelas autoras Isa Prospero e Márcia Oliveira, e publicado pela Hoo Editora, que traz ficções LGBT. Vale a pena conferir.



33 visualizações1 comentário
  • twitch-maria
  • steam-maria
  • skoob-maria
  • discord-maria